Survivor Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Survivor Edgic - O que é isso?

Ir para baixo

Survivor Edgic - O que é isso? Empty Survivor Edgic - O que é isso?

Mensagem por Bonomi 08/03/17, 06:03 pm

Survivor Edgic - O que é isso?
Survivor Edgic -Introdução
Há muito, muito tempo atrás, numa galáxia não muito distante, em um fórum em inglês também não muito distante, um fã de Survivor decidiu aplicar uma teoria de mídia e análise estatística em seu programa de TV favorito para tentar determinar quem seria o vencedor da temporada baseado apenas na edição. Existem todos os tipos de fãs de Survivor - de casuais até superfans, de fãs até newbie/novatos. Mas há um tipo especial de fã, que se encontra uma comunidade de fãs de Survivor que é conhecida como a “Comunidade Edgic”, e que a cada nova temporada dedica seu tempo para analisar completamente a edição individual de cada jogador.

É verdade que Edgic não é para todos. Muitas pessoas gostam de desfrutar Survivor e não pensar muito sobre o que a edição está tentando nos dizer com cada cena e cada detalhe. E não tem nada de errado com isso.

Aqui no fórum Survivor Brasil, gostamos de atender a todos os tipos de fãs de Survivor. No entanto, ao invés de usar o Edgic para se concentrar principalmente na determinação de quem é o vencedor, em vez disso, estaremos usando o Edgic como um dispositivo para tentar entender o que a edição diz sobre esses personagens e seu arco de história.

Mas antes de qualquer coisa, vamos entender como ele funciona.

O que é Edgic?

Edgic é um “portmanteau” (Palavra-valise ou amálgama) que combina as palavras Edição e Lógica. Ou seja, é um conceito bem simples e que foi originalmente concebido pelos usuários do fórum americano Survivor Sucks para tentar determinar o vencedor de cada temporada Survivor com base na edição.

As tabelas do Edgic atribuem uma classificação por episódio a cada jogador levando em conta sua atuação, a porcentagem de tempo na tela, e outros fatores variados.

Embora o Edgic tenha sido criado para determinar o vencedor, também é uma ferramenta útil para mapear o arco de história de um personagem ao longo da temporada.

Como funciona Edgic?

Após cada episódio, um jogador recebe uma classificação com base em sua edição. Há três componentes principais para determinar isso: Rating, Tone e Visibility.

Rating = o tipo de personalidade de um jogador.
Tone (Tom) = se esta personalidade foi retratada em uma luz positiva ou negativa.
Visibilidade = a quantidade de tempo de tela dedicada a um jogador.

Definições Edgic
Survivor Edgic - O que é isso? Edgic_11

Survivor Edgic - O que é isso? Edgic_10

Survivor Edgic - O que é isso? Escala10

Exemplo de Edgic

Abaixo está um exemplo de como Edgic funciona e como ele se parece. Este gráfico mostra o Edgic de Survivor: Cambodia – Second Chance.

(Disclaimer: Este gráfico é do Inside Survivor, que usa um esquema de cores Edgic diferente).
Survivor Edgic - O que é isso? TableNamesColoursDone1

O que tudo isso quer nos dizer?

Personagens que têm uma abundância de classificações OTT (Acima da Média) quase nunca ganham o jogo. Claro, existem exceções como Jenna, Bob e Fabio, que têm uma série de episódios OTT, mas nenhum deles tem mais de três episódios OTT por temporada. Uma edição OTT é geralmente mais focada no personagem do que o jogo em si. Aqueles com uma quantidade significativa de episódios OTT, como Abi-Maria e Shirin, são trazidos pelos editores para conduzir a trama/drama. Isso pode ser positivo ou negativo.

A história de Abi é um dos arcos mais negativos da história de Survivor. A partir do meio da temporada, ela se tornou uma vilã e os editores muito raramente retrataram ela como qualquer outra coisa senão isso. Enquanto o arco-história de Shirin mostrava uma trajetória ascendente, começando com uma edição negativa OTT unidimensional, antes de explorar as complexidades de sua personalidade, levando a uma edição OTT positiva e terminando como uma personalidade arredondada.

Por outro lado, temos a edição UTR (Under The Rader – Fora do Radar). Personagens com muitos episódios UTR raramente ganham o jogo (novamente há exceções como Vecepia, Sandra, Danni e Natalie White). Personagens com a maioria das edições UTR não tendem a ter um impacto significativo sobre a narrativa da temporada. Em Survivor: Cambodia - Second Chance, a opinião popular parecia ser que Kelley Wentworth e Monica fossem as duas personagens menos conhecidas. A quantidade de classificações UTR que Wentworth e Monica têm no gráfico acima apoia essa opinião geral.

Woo tem um arco muito interessante de história porque ele tem a mesma quantidade de episódios UTR como de episódios OTT. No entanto, todas as edições UTR do Woo acontecem na primeira metade da temporada, enquanto todas as suas edições OTT ocorrem na segunda metade. O que isto nos diz é que na pré-merge (fase tribal) de Woo não desempenhou um papel significativo na história ou estratégia, mas os editores o mantiveram com certo destaque, porque eles sabiam que ele iria durar todos os 14 episódios. Na segunda metade da temporada, ele se tornou um personagem OTT quando os personagens mais estratégicos e a relevantes tinham sido eliminados. No entanto, Woo permaneceu um caráter unidimensional, o que significa que suas chances de ganhar foram sempre extremamente pequenas.

Personagens com uma boa quantidade de edições do MOR (Middle Of The Road – Meio da Estrada)  no começo da temporada, como Stephen, Ciera e Spencer, tendem a ser pessoas que terão um papel maior no final da temporada. Estes são os personagens que o público deve manter um olho. Enquanto eles não podem estar dirigindo a narrativa no início, os editores intencionalmente lhes dão uma quantidade substancial de tempo de tela para ajudar a estabelecê-los como personagens de apoio, de modo que quando a sua hora como centro das atenções chegar ao menos teremos uma ideia de quem estes pessoas são. Quando começarmos a analisar o Survivor: Game Changers, devemos prestar muita atenção àqueles que começam com as edições do MOR antes a ter edições do CP, porque isso nos dará uma grande sugestão para o futuro da história do personagem.

A edição de CP (Complex Personality – Personalidade Complexa) é o ponto ideal que um participante deve almejar, pois esses personagens não só recebem uma quantidade significativa de tempo de tela, mas o público começa a ouvir o seu processo de pensamento. Se um personagem recebe uma grande quantidade de episódios CP, geralmente significa que eles estão recebendo um monte de confessionais e explicando suas decisões para o público. Temos uma imagem mais arredondada da personalidade desses personagens, e eles muitas vezes dirigem a narrativa da temporada. Jeremy é um exemplo disto, como ele recebeu um CP em quase todos os episodios - vimos uma grande parte do jogo se desdobrar através de seus olhos. Os personagens com uma edição CP positiva ou neutra têm uma boa chance de ganhar, enquanto aqueles com uma maioria de edições negativas de CP desempenharão um papel significativo na temporada, mas muito raramente ganham (exceto Tony no Survivor: Cagayan).

Em Survivor: Game Changers vamos nos concentrar naqueles que recebem uma grande quantidade de edições CP, seus arco vão nos ajudar a elaborar a narrativa geral que a temporada está tentando contar.

O que esperar nesta temporada?

Depois de cada episódio, vamos analisar a edição de cada personagem, usando uma combinação de nossa própria leitura do episódio e os dos usuários do Survivor Brasil (E também do Inside Survivor e Survivor Sucks). Vamos atribuir a cada jogador uma classificação para esse episódio e compará-lo e contrastá-lo com suas avaliações anteriores ao longo da temporada. Ao fazer isso, pretendemos descobrir o que isso nos diz sobre o arco de história de um personagem em particular e tentar prever sua narrativa mais provável para a temporada, bem como uma breve discussão sobre suas chances de ganhar.

Nerds do Edgic, espero que vocês se juntem a nós para o nosso Edgic para o que deve ser uma temporada muito divertida e interessante!
OBS: Texto de apoio adaptado e traduzido dos texto de Marty Holmes para o Inside Survivor
Bonomi
Bonomi
Admin

Mensagens : 48
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/01/2017
Idade : 34
Localização : Maringá/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos